De Papo Comigo

35 pitadas de assédio

Assédio sexual

Por:Helô de Castro

Recentemente houve um onda de mulheres relatando sobre a primeira experiência de assédio. Me impressionei com a boa memória delas. Para mim seria como lembrar da primeira vez que tomei banho, escovei os dentes ou comi feijão, de tão precoce que é a experiência. Também foi feito um vídeo, em que uma moça andava pelas ruas com uma câmera escondida mostrando as cantadas e os comentários de teor sexual que ia recebendo no percurso. Em seu depoimento ela se disse abalada. Eu respeito! Mas não vi nem 10% do que de fato acontece no dia-a-dia das mulheres no Brasil.

O que foi mostrado foram homens elogiando ou comentando sobre o seu corpo, o que é babaca, machista e mal-educado, mas o assédio contra as mulheres não é restrito as ações de homens e nem sempre são, necessariamente, de teor erótico. As ofensas vem também por questões estéticas, pela maneira de se vestir, pelo comportamento demonstrado em alguma circunstância ou como reação invejosa a habilidades reveladas pela vítima.

A cultura brasileira vê como normal o insulto, o controle moral e a intromissão na vida alheia. Acham que tem o direito e até o dever de falar aquilo que pensam e, no geral, expressam isso de maneira grosseira, sarcástica e escandalosa. Ambos os sexos agridem as mulheres, incluindo as crianças… os homens mais, não resta dúvidas, mas não estão sozinhos. Também não há grandes diferenças entre os níveis sociais, embora a classes baixas sejam mais escancaradamente agressivas.

Aqui vão alguns pequenos exemplos, mas que diariamente, durante toda uma vida, causam um tremendo desconforto:

1- Mulher, sozinha no carnaval(ou num clube, num bar, numa festa etc). Chega um homem que diz: “E aí? Vamo ficá junto?”. A mulher olha com desgosto e diz “Não estou interessada”. O homem então reage dizendo: “Feia pra caramba, sua paraíba!… vai tomá no cu…piranha!”

2- Mulher está atravessando a rua e vem um carro acelerado e na contramão, e quase a atropela. Ela xinga o motorista. Na sequência, um outro homem que também atravessava a rua começa a dizer: “Depois toma um tiro e não sabe o porquê!… tem que respeitar o homem, mulher não pode ficar xingando homem assim não!… respeita os homens!”

3- Mulher tem que ouvir o funcionário do supermercado cantando musiquinhas e tirando onda com a cara dela, alto, cada vez que vai fazer compras. Ela então procura algum responsável para denunciar. Eles nem olham para ela e continuam falando entre si. Então ela volta ao funcionário assediador e faz um escândalo. Uma mulher que está passando sugere que o assediador meta a mão na cara da vítima. Finalmente, diante do gritos, os responsáveis aparecem, abafam o conflito mas não resolvem nada. Na próxima ida ao mercado, o funcionário faz a mesma coisa. Ela procura o gerente, mas ele não pode atender. Finalmente, ela consegue ser ouvida e o funcionário é repreendido. Nas suas próximas visitas ao supermercado, o homem não faz mais escândalos, mas a olha com ódio  e sarcasmo. Outros funcionários homens passam a olhá-la com raiva.

4- Mulher idosa está sentada no ônibus. Um velho no banco atrás do dela, pica um monte de papéis e vai os colocando na cabeça da senhora como forma de entretenimento e aproveitando para se desfazer do lixo. Uma outra mulher reage a isso  alertando a senhora(vítima), que fica impassível diante da situação(provavelmente com medo). Este, por sua vez, fica agressivo e diz: “Depois apanha e não sabe o motivo, não tem nada que se meter na vida dos outros”. Mulher compra a briga e ele muda de lugar.

5- Mulher jovem, de minissaia e miniblusa está parada embaixo de seu prédio esperando sua carona chegar. Do outro lado da rua, uma garotinha de no máximo uns seis anos, ao lado da mãe, grita ininterruptamente: “puta, puta, sua puta, puta…” . A mãe não faz nada.

6- Ensaio técnico de rua da Vila Isabel. Fim de jogo entre Flamengo e Botafogo no Maracanã. Mulher descendo a 28 de setembro engarrafada e todos os ônibus lotados de homens gritando em coro: “puta, puta, puta, puta!”. Os veículos chegavam a balançar diante do frisson.

7- Mulher passando as duas horas da tarde num dos pontos mais movimentados de Ipanema. Um homem passa por ela, se inclina e diz ao seu ouvido: “Eu te odeio!”. Tais palavras foram proferidas com imenso ódio.

8- Mulher caminha na praia e ao passar por uma mulher velha e desengonçada ouve: “Parece um bicho!”. Palavras faladas com extrema raiva.

assedio mulher com mascara

9- Mulher jovem e atraente passa por um homem que diz: “de bonito, você só tem esse lencinho… só, mais nada”(referindo-se a um lenço que ela usava na cintura).

10- Mulher faz uma apresentação de danças com um parceiro e só o nome dele é anunciado.

11- Mulher está no ponto do ônibus. De dentro de um ônibus um homem faz comentários depreciativos em relação a ela. As mulheres que estão no ponto acham graça.

12- Mulher está no carro com seu namorado que acabou de ser interpelado pelo porteiro pedindo para que ele retirasse o veículo do prédio, coisa que era permitido até então. Mulher vira para o porteiro e pergunta sobre quando ocorreu essa mudança, já que não viu nenhum aviso. Ele se vira para ela e diz: “Cala a boca, não estou falando com você, estou falando com ele!”. A mulher reaje, xinga, grita. No dia seguinte é repreendida pela síndica e ameaçada de ser expulsa do prédio por ter agredido o pobre homem.

13- Homem pisa violentamente no pé de mulher e ela sente uma dor profunda, reagindo de forma intensa. Ele fica puto, irritado, a insulta e dá sinais de que deseja agredí-la por estar fazendo aquele estardalhaço todo. Não segue em frente, pois outro homem interfere.

14- Mulher vai acompanhar seu namorado estrangeiro em um hotel. A carteira de identidade dela tem que ficar retida na portaria. Para o homem, basta que ele apresente os documentos, que são prontamente devolvidos.

15- Mulher recebe um tapa de um homem velho por se recusar a fazer um trabalho que ele determinou que ela deveria fazer sem consultá-la, trabalho o qual ela não era remunerada.

16- Mulher jovem e em forma passa por um homem desconhecido que diz: “Tá muito barriguda!”.

17- Mulher passa por um homem desconhecido que diz: “Não gosto de mulher com peito pequeno!”.

18- Mulher passa por um homem desconhecido que diz: ” Se tu fosse preta eu ficava contigo, mas não gosto de mulher branca!”.

19- Mulher super normal passa por homem que diz: “Cruz credo! Nunca vi uma mulher mais bizarra do que você”.

20- Mulher passa por mulher que diz: “O que é isso?”. A vítima responde: “Não tenta entender, pois você tem cara de burra e pode até passar mal se tentar”. A agressora tenta acionar os homens para obter alguma revanche, mas eles não a ouvem.

21- Homem(colega)  oferece uma carona para mulher e ela, educadamente, recusa. Ele fica irritado e nunca mais fala com ela.

22- Homem(colega) convida mulher para ir a um baile. Ela, educadamente, recusa e ele fica irritado com ela.

23- Homem(colega) convida mulher para ir para sua casa. Ela recusa e ele fica puto e não entende o motivo de ela não querê-lo.

assédio corpo com mãos

24- Mulher está no shopping, olhando uma vitrine e homem coloca a mão sob sua saia, aperta sua bunda e faz “fon-fon”. Todo mundo que está em volta ri.

25- Mulher atraente e de minissaia é abordada pela polícia que pergunta onde ela faz ponto.

26- Mulher atraente e de minissaia vai encontrar com o namorado num restaurante e os seguranças tentam impedir sua entrada.

27- Mulher discorda de várias idéias do namorado e ele fica puto por ela ser sempre do contra e não apreciar 100% a visão que ele tem das coisas.

28- Mulher negra chega ao hospital passando mal após sofrer um aborto espontâneo, e é deixada de lado e maltratada pelas enfermeiras por acharem que ela abortou propositalmente.

29- Uma aspirante a aluna comenta com um professor de danças que na aula dele falta homem, enquanto na de uma outra professora havia homem de sobra. O professor comenta: “Mas com aquelas sainhas que ela usa, é claro!”

30- Mulher passa por homens que após proferirem insultos jogam pedras contra ela.

31- Mulher passa por homens que jogam caroços de frutas nas costas dela.

32- Mulher bate papo com homem, que ao ser recusado após tentativa de aproximação erótica diz: “Qual é a tua? Se não quer porque está falando comigo?”

33- Mulher passa por grupo de homens jovens que a ridicularizam. Ela responde com insultos e eles cospem nela.

34- Mulher bate papo formal com homem na praia. Ele se senta próximo a ela e resolve acariá-la na perna. Ela diz que não tem nada a ver, pois está apenas conversando e não tem o mínimo de atração por ele. Ele fica indignado e diz que ela é a mulher mais fria que ele viu na vida e por isso está sozinha.

35- Mulher caminha  na orla da praia, enquanto um homem, que estava na areia jogando futebol, para de jogar para ficar gritando alto e repetidamente “puta!!!!!”.

Veja também:

17 desvantagens de ser homem

5 lados podres das danças de salão para os homens

15 babaquices que temos que escutar durante a vida

21 Lados podres das danças-de-salão para mulheres

4 tipos de estupradores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.