5º motivo para fazer download ilegal

 

dinheiro segurado pela mão

Conter a ganância

Mesmo quando os livros estão isentos de direitos autorais, continuam a ser publicados e vendidos. Pessoas continuam comprando os novos exemplares, apesar de todos os clássicos estarem disponíveis na Internet gratuitamente, o que significa que o lucro ocorre mesmo quando a obra pode ser adquirida sem custos.

Presume-se, então, que não ocorre prejuízo, mas, hipoteticamente, menos lucro. Daí se conclui, que a ganância por conseguir mais é o combustível que faz funcionar a máquina da repressão ao compartilhamento.

Um produtor de cenouras estima o quanto poderá colher em sua safra, mas, na verdade, ele não conseguirá vender tudo, pois muitas cenouras serão inadequadas para negociação. Ele ainda assim sobrevive com essa atividade e obtém seu lucro, apesar de se referir a parte descartada como prejuízo.

O editor de um livro estima que conseguirá vender as mil cópias que distribuiu no mercado. Seu lucro está presumido na venda dessa tiragem. As pessoas que adquirem o livro gratuitamente, não interferem na venda das cópias disponíveis nas lojas, elas apenas deixam de comprar o livro que, na realidade, talvez nem o fizessem se a opção fosse pagar. Os editores e autores continuarão no ramo, sobrevivendo dessa profissão, tendo lucros com os livros que conseguem vender, mas vão se referir aos livros compartilhados na Internet como prejuízo.

Veja também:

1º motivo para fazer download ilegal

2º motivo para fazer download ilegal

3º motivo para fazer download ilegal

4º motivo para fazer download ilegal

9 cretinices ao comprar pela Internet no Brasil