Samba da benção… para machistas

samba-da benção

Nem Amélia, nem Emília. Nada se compara a doutrinação machista que  Vinícius de Moraes, de maneira insidiosa, tentou fazer com as mulheres, no intuito de criar um conceito de ideal feminino, cujas características são extremamente favorecedoras aos homens boêmios, bêbados, mulherengos, traidores, machistas e que vivem na esbórnia.

Não se trata da exposição de uma realidade social, como em outras músicas, mas sim da instrução de como as mulheres devem sentir.

O protótipo feminino, de Vinicius de Moraes, tem que perdoar(o homem), olhar com os olhos cheios de carinho(para o homem), esperar(o homem), chorar(por causa do homem), sentir saudade(do homem), amar incondicionalmente(aliás, ser feita só para amar… o homem), sofrer pelo seu amor(o homem) e, pior, ter uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher(não sei de onde saiu essa idéia… é coisa de homem!!!). Além, claro, de ser bonita, pois, para ele, que desculpem as feias, mas beleza era fundamental!

veja também: Investigando Amélia, a mulher de verdade

Samba da Bênção – de Vinicius de Moraes(letrista) e Baden Powell

É melhor ser alegre que ser triste

Alegria é a melhor coisa que existe

(…)

(Aqui começa o show de horrores!!!!)

Senão é como amar uma mulher só linda

E daí? Uma mulher tem que ter

Qualquer coisa além de beleza

Qualquer coisa de triste

Qualquer coisa que chora

Qualquer coisa que sente saudade

Um molejo de amor machucado

Uma beleza que vem da tristeza

De se saber mulher

Feita apenas para amar

Para sofrer pelo seu amor

E pra ser só perdão

(…)

Há sempre uma mulher à sua espera

Com os olhos cheios de carinho

E as mãos cheias de perdão…

Veja também: Emília: a verdadeira Amélia?


Em suma… é uma mulher que tem que aprender a sofrer para suportar um marido/namorado vagabundo. Assim, ela vai achar natural que fique triste quando ele a magoar constantemente, vai se sentir à vontade ao chorar quando o patife aprontar alguma, sentirá saudade logo após chutá-lo porta afora, vai ser flexível cada vez que ele a ofender, vai sofrer resignadamente por amor, afinal é feita somente para isso, nada mais. E, claro, o perdão foi mencionado duas vezes na música, pois o mais fundamental para uma mulher de malandro é saber perdoar.

Assista o video aqui: